Turismo Sustentável – Definição, Princípios e Dimensões

Turismo Sustentável O turismo sustentável é a forma de turismo que atende às necessidades dos turistas, da indústria do turismo e das comunidades hospedeiras hoje em dia, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.

Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMC), o turismo sustentável deve:

1) Fazer um uso otimizado dos recursos ambientais que constituem um elemento-chave no desenvolvimento do turismo, mantendo processos ecológicos essenciais e ajudando a conservar o patrimônio natural e a biodiversidade.

2) Respeitar a autenticidade sociocultural das comunidades anfitriãs, conservar seu patrimônio cultural construído e vivo e os valores tradicionais e contribuir para a compreensão e tolerância interculturais.

3) Garantir operações econômicas viáveis ​​e de longo prazo, fornecendo benefícios socioeconômicos a todas as partes interessadas distribuídas de maneira justa, incluindo oportunidades estáveis ​​de emprego e geração de renda e serviços sociais para as comunidades anfitriãs e contribuindo para o alívio da pobreza.

Turismo Sustentável – Definição

A Organização Mundial de Turismo define turismo sustentável da seguinte maneira:

“O desenvolvimento do turismo sustentável atende às necessidades dos turistas atuais e das regiões hospedeiras, protegendo e melhorando as oportunidades para o futuro.

Prevê-se que conduza ao gerenciamento de todos os recursos, de forma que as necessidades econômicas, sociais e estéticas possam ser atendidas, mantendo a integridade cultural, processos ecológicos essenciais, diversidade biológica e sistemas de suporte à vida. ”

Embora o turismo seja bem-vindo quase universalmente pelos benefícios e oportunidades que ele cria, há um crescente reconhecimento da necessidade de ver o turismo em seu contexto ambiental, reconhecer que o turismo e o meio ambiente são interdependentes e trabalhar para reforçar a relação positiva entre o turismo, meio ambiente e redução da pobreza.

Turismo sustentável significa turismo economicamente viável, mas que não destrói os recursos dos quais o futuro do turismo dependerá, principalmente o ambiente físico e a estrutura social da comunidade anfitriã.

Segundo Richards, “o turismo sustentável é o turismo que se desenvolve o mais rápido possível, levando em consideração a capacidade atual de acomodação, a população local e o meio ambiente.

O desenvolvimento do turismo e novos investimentos no setor do turismo não devem prejudicar o próprio turismo. Novas instalações de turismo devem ser integradas ao meio ambiente. ”

Butler define turismo ambientalmente sustentável como “o turismo que é desenvolvido e mantido em uma área (comunidade, meio ambiente) de tal maneira e em tal escala que permanece viável por um período infinito e não prejudica ou altera o meio ambiente (humano e física) em que existe a tal ponto que proíbe o desenvolvimento bem-sucedido e o bem-estar de outras atividades e processos. ”

A relação entre turismo sustentável e outros termos.

Desenvolvimento do Turismo Sustentável

A Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Comissão de Brundtland) colocou o termo “desenvolvimento sustentável do turismo” em uso comum em seu relatório seminal (1987) intitulado “Nosso futuro comum”.

“Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.”

A definição possui dois conceitos:

  • O conceito de ‘necessidades’, especialmente as necessidades dos pobres.
  • Capacidade de atender às necessidades presentes e futuras.

Basicamente, quando falamos de desenvolvimento sustentável, a definição mais fácil é a que nós, a geração atual, herdamos de uma certa quantidade de ecologia e meio ambiente em termos de terra, água e ar; quando deixamos para a próxima geração, devemos deixá-lo pelo menos na mesma condição, não em uma condição melhor do que a que herdamos. Essa é a soma e a substância do desenvolvimento sustentável, colocando-o em termos elementares. ”

Necessidade de desenvolvimento sustentável do turismo

Até o início da década passada, o turismo era visto como um setor lucrativo de negócios, sem restrições óbvias ao crescimento, poucas barreiras à entrada no mercado, uma recepção quase universal dos governos e, na maioria das vezes, com poucos requisitos regulatórios leve em consideração o meio ambiente.

Organizações comerciais, grandes e pequenas, agem de acordo com o princípio de interesse próprio de Dawkin. Eles não fazem mudanças significativas na maneira como negociam, o que pode ser causado por exortações ou por boas intenções, exceto em resposta à pressão de fatores externos que não podem ser evitados ou para obter uma vantagem competitiva.

O turismo internacional trouxe uma fase em que as oportunidades de obter lucros rápidos com a exploração do que era considerado como recursos naturais disponíveis gratuitamente ofuscaram os olhos do governo e dos empresários, além de muitos moradores locais.

Como existem muitos limites econômicos, sociais, ecológicos e políticos para o desenvolvimento do turismo, são necessárias estratégias sustentáveis ​​para erradicar esses problemas.

Princípios do Turismo Sustentável

A Tourism Concern, 1991, em associação com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), fornece 10 princípios para o turismo sustentável. Estes são os seguintes:

1)  Usando recursos de maneira sustentável. A conservação e o uso sustentável dos recursos – naturais, sociais e culturais – são cruciais e fazem sentido nos negócios a longo prazo.

2) Redução do excesso de consumo e desperdício. A redução do excesso de consumo e dos resíduos evita os custos de restauração de danos ambientais a longo prazo e contribui para a qualidade do turismo.

3) Manutenção da biodiversidade. Manter e promover a diversidade natural, social e cultural é essencial para o turismo sustentável a longo prazo e cria uma base resiliente para a indústria.

4) Integrar o turismo no planejamento. O desenvolvimento do turismo, integrado a uma estrutura de planejamento estratégico nacional e local e que realiza avaliações de impacto ambiental, aumenta a viabilidade do turismo a longo prazo.

5) Apoiar as economias locais. O turismo que apóia uma ampla gama de atividades econômicas locais e leva em consideração os custos e valores ambientais, protege essas economias e evita danos ambientais.

6) Envolvendo as comunidades locais. O envolvimento total das comunidades locais no setor de turismo não apenas beneficia a elas e ao meio ambiente em geral, mas também melhora a qualidade da experiência turística.

7) Consultar as partes interessadas e o público. A consultoria entre a indústria do turismo e as comunidades, organizações e instituições locais é essencial para que eles trabalhem em conjunto e resolvam possíveis conflitos de interesse.

8) Treinamento de pessoal. O treinamento da equipe que integra o turismo sustentável às práticas de trabalho, juntamente com o recrutamento de pessoal em todos os níveis, melhora a qualidade do produto turístico.

9) Marketing de turismo com responsabilidade. O marketing que fornece aos turistas informações completas e responsáveis ​​aumenta o respeito pelo ambiente natural, social e cultural das áreas de destino e aumenta a satisfação do cliente.

10) Realização de pesquisas. A pesquisa e o monitoramento contínuos do setor, que utilizam coleta e análise eficazes de dados, são essenciais para ajudar a resolver problemas e trazer benefícios aos destinos, ao setor e aos consumidores.

Três dimensões do turismo sustentável

O turismo tem impactos ambientais, econômicos e sociais. O turismo sustentável visa maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos.

Parece que os impactos ambientais são negativos, os efeitos econômicos positivos e os sociais uma combinação de ambos. No entanto, também é importante reconhecer que existem ligações claras entre os três aspectos do turismo – as dimensões ambiental, econômica e social – e estes estão abaixo

Três dimensões do turismo sustentável são:

  • De Meio Ambiente
  • Econômico
  • Social

Dimensão ambiental

Para muitas pessoas, a sustentabilidade é sobre o meio ambiente, principalmente o ambiente natural, físico e sua proteção. No entanto, há muito mais para o meio ambiente do que apenas a paisagem natural.

Vamos agora examinar os cinco aspectos do ambiente:

Os Recursos Naturais

O turismo faz uso de uma variedade de recursos naturais e, em muitos casos, a atração principal do produto de um destino pode ser recursos naturais, como ar puro, terra, águas minerais e água em lagos e mares.

O ambiente natural

Ainda existem poucas paisagens naturais ou áreas selvagens no mundo. Quase todas as paisagens naturais foram afetadas em certa medida pelas ações do homem ao longo dos séculos. O turismo é apenas uma indústria ou atividade que muda de paisagem.

A paisagem natural representa o núcleo do produto turístico em muitas áreas, incluindo florestas naturais, montanhas e regiões que atraem turistas por causa de seus rios e lagos.

O ambiente agrícola

O ambiente agrícola pode abranger uma gama diversificada de sistemas agrícolas, incluindo paisagens agrícolas, florestas artificiais e pisciculturas.

Animais selvagens

A vida selvagem tem várias dimensões, como mamíferos e répteis terrestres, flora, pássaros, insetos, peixes e mamíferos marinhos. O turismo pode claramente ser muito prejudicial à vida selvagem através da destruição de habitats, afetando os hábitos alimentares, interrompendo os padrões de reprodução, incêndios em florestas e pessoas colhendo plantas raras.

O ambiente de compilação

Também precisamos reconhecer que, em termos de turismo, existem várias dimensões no ambiente construído, como edifícios e estruturas individuais, vilas e cidades, infraestrutura de transporte, barragens e reservatórios.

Dimensão Econômica

No debate sobre o turismo sustentável, a dimensão econômica recebe frequentemente uma atenção relativamente escassa em relação às questões ambientais. O turismo é um fenômeno econômico porque:

  • É uma grande indústria e ganhadora de moeda estrangeira.
  • É a base do crescimento de muitas empresas transnacionais.
  • É responsável por uma proporção significativa da renda disponível anual.

Benefícios Econômicos do Turismo

O turismo contribui para a economia de um país de várias maneiras. Os benefícios econômicos do turismo são os seguintes:

  • Criação de emprego
  • Injeção de renda na economia local através do efeito multiplicador.
  • Ajudando a manter os negócios locais viáveis.
  • Desenvolvimento de infraestrutura.
  • Atrai os investimentos diretos estrangeiros.

Custos Econômicos do Turismo

Existem muitos benefícios econômicos do turismo, além de custos. Os custos econômicos do turismo são os seguintes:

  • Muitos empregos são mal remunerados e sazonais.
  • Custos de oportunidade.
  • Congestionamento.
  • A necessidade de investir em infraestrutura cara, que só pode ser necessária para parte do ano.
  • A dependência excessiva do turismo torna a economia anfitriã vulnerável.

Dimensão social

A dimensão social do turismo tem recebido menos atenção nos debates sobre turismo sustentável do que os impactos ambientais do turismo. Isso ocorre porque os impactos socioculturais do turismo geralmente ocorrem lentamente ao longo do tempo de uma maneira espetacular. Eles também são em grande parte invisíveis e intangíveis.

O impacto social do turismo é geralmente permanente, com pouca ou nenhuma oportunidade de reverter as mudanças depois que elas ocorrem. Quando o impacto social do turismo sustentável é considerado, o foco normalmente está na comunidade anfitriã.

Existem vários fatores que determinam se o equilíbrio dos impactos socioculturais será positivo ou negativo em um local específico, incluindo:

  • A força e a coerência da sociedade e cultura locais.
  • A natureza do turismo no resort.
  • O nível de desenvolvimento econômico e social da população hospedeira em relação aos turistas.
  • As medidas foram tomadas pelo setor público no destino para gerenciar o turismo de maneira a minimizar os custos socioculturais do turismo.

 

 

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