Turismo de Cruzeiros – Notas sobre viagens e turismo

Turismo de CruzeirosA indústria de cruzeiros é um fenômeno moderno, mas tem raízes nos primeiros anos do século XIX. Como viajar de navio era o único meio de viajar para o exterior.

O duque de Bridgewater foi iniciado para iniciar serviços de transporte aquático de Manchester para Londres em 1772. Seu barco era usado para transportar passageiros e mercadorias.

Em 1815, barcos a vapor foram desenvolvidos e usados ​​para transportar passageiros e mercadorias. Para lançar o primeiro navio de cruzeiro, o crédito é para o rei Carlos IV da Suécia, quando ele iniciou seu navio de cruzeiro pessoal em 1821.

Em 1824, o primeiro navio de cruzeiro comercial foi iniciado sob a bandeira da Irlanda. Gradualmente, as excursões a vapor tornaram-se tão famosas e resultaram na introdução de linhas de cruzeiro da era moderna.

Em 1938, o vapor Peninsular e Oriente foi lançado pelos primeiros serviços a vapor a longa distância da Índia para o Extremo Oriente. Esta empresa ainda está operando e tem uma boa compreensão do mercado de cruzeiros. A companhia de navios Cunard seguiu a companhia de P&O e iniciou serviços regulares para o continente americano em 1840.

Durante a 2ª metade do século 19, a Grã-Bretanha dominou a indústria de cruzeiros. No entanto, esse domínio diminuiu no final do século com o advento do emigrante substancial da Europa e o crescimento constante de visitantes dos EUA na Europa.

Thomas Cook (o pai do negócio da agência de viagens ) estimulou os turistas britânicos a visitar a América do Norte. Em 1866, ele consegue operar a primeira excursão a vapor nos EUA.

Na era moderna, o Reino Unido iniciou as primeiras linhas transatlânticas ‘Titanic’ em 192, que foram vendidas para as Ilhas da Terra Nova em 1913.

A segunda importante linha de cruzeiros ‘Queen marry’ foi iniciada em 1934. Tinha capacidade para 2000 passageiros, juntamente com 1100 tripulantes. Oferecia todas as facilidades para passageiros, como conforto, segurança e entretenimento. Foi considerado um dos grandes transatlânticos.

Em 1938, outro navio-irmã maior, Queen Elizabeth, foi lançado pela mesma empresa. Durante a Segunda Guerra Mundial, esses navios foram usados ​​para transportar tropas britânicas, mas após a guerra, seu principal negócio era transportar passageiros através do Atlântico.

O ano de 1958 foi o ponto de virada nas viagens a vapor, já que os jatos comerciais acabaram com o domínio do navio a vapor. Em 1970, as viagens a vapor eram apenas uma curiosidade.

Devido à menor demanda, altos preços dos combustíveis e longa duração da viagem, tudo isso resultou no fechamento de muitas empresas de cruzeiros. Até muitas empresas de navios faliram.

Durante a década de 1980, alguns navios de grande porte foram convertidos em navios de luxo, oferecendo férias a viajantes com dinheiro e tempo. Muitas linhas de cruzeiro substituíram os serviços regulares de linha.

Atualmente, a indústria de cruzeiros é o segmento que mais cresce no mercado mundial de turismo e todos os operadores turísticos agora incluem cruzeiros em seu pacote turístico.

Definições

O turismo de cruzeiros é uma parte cada vez mais importante da estrutura de emprego dos países industrializados avançados, bem como das economias em desenvolvimento.

Muitos dos principais players do setor de cruzeiros deram uma contribuição significativa ao crescimento econômico e ao desenvolvimento do país, como Star Cruises, Holland e American Line Deluxe. Crystal Cruises, Silversea Cruises, Princess Cruises, Royal Caribbean e assim por diante.

O turismo de cruzeiros fornece e oferece comida, bebida, acomodação, lazer, cassino, compras e outros serviços ao turista. É como uma indústria informal que organiza vários serviços, ou seja, pacotes de cruzeiros e os combina com viagens aéreas para atrair o cliente em potencial.

O pacote de cruzeiros inclui muitas instalações projetadas para atender aos requisitos específicos dos passageiros – como acomodação, comida, bebida, jogos de convés, piscina, aulas de ioga, salões tranquilos, doca protegida, biblioteca, cassino, filmes de discoteca.

Muitos cruzeiros incluem temas de interesse especial – como astronomia, ioga, meditação, dança de seqüência, música clássica e muito mais.

Pacote de Cruzeiro

Um pacote de cruzeiro pode ser definido como uma viagem de retorno sistematicamente planejada, com instalações de entretenimento e recreação a bordo e excursão em terra. Em outras palavras, o pacote de cruzeiros é um prazer uma viagem com tudo incluído de barco ou navio por dias específicos, dias específicos, destinos específicos e com um preço definido.

Os pacotes de cruzeiros podem ser projetados e planejados para um grupo individual, famílias, FITs, executivos, empresários em lua de mel e turistas de interesse especial. Obviamente, esses pacotes de cruzeiros são projetados para passageiros de cruzeiros. No entanto, estes não puderam ser separados das viagens aéreas e do arranjo terrestre.

Tipos de pacotes turísticos

Se virmos os pacotes de cruzeiros oferecidos e comercializados por operadores turísticos e agências de viagens, encontramos ingredientes semelhantes e mais ingredientes em pacotes de cruzeiros, como taxas de manuseio de portos, taxas aeroportuárias, taxas de processamento de vistos, etc.

Portanto, os elementos ou componentes de um pacote de cruzeiro podem variar de empresa de turismo para empresa, destino para destino e de região para região.

Com base nas discussões acima, o ambiente real da indústria de cruzeiros oferece os seguintes pacotes principais de cruzeiros:

  • Pacotes de cruzeiros de incentivo
  • Pacotes de grupo
  • Pacotes Familiares
  • Pacote de cruzeiros de negócios
  • Encaixa
  • Pacote Lua de Mel
  • Pacote de cruzeiros de interesse especial
  • Pacote Fly Cruise

Tipos de Cruzeiro

Desde a introdução do primeiro cruzeiro em 1821, o número de cruzeiros surgiu na indústria de cruzeiros. Alguns deles ainda estão operando no setor, enquanto outros que não estavam atraindo clientes foram descartados do setor. Assim, a seguinte tipologia é baseada nas vendas, marketing e condições de trabalho dos cruzeiros:

Volume Cruise

Como o nome indica, os cruzeiros por volume concentram-se no volume de negócios. É por isso que eles são chamados de cruzeiros no mercado de massa. 65% de todos os cruzeiros são de volume / massa. Esses cruzeiros são muito populares no mar do Caribe, na Ásia-Pacífico e no sudeste da Ásia.

Nesses cruzeiros, a acomodação e outros serviços são comparáveis ​​aos do hotel estrela. Geralmente, esses cruzeiros enfatizavam duas coisas, ou seja, rotatividade e itinerário de passageiros de curto prazo. Estes são divididos em três subcategorias:

  1. Cruzeiros de curta duração – Normalmente de dois a cinco dias.
  2. Cruzeiros padrão – por uma semana.
  3. Grandes cruzeiros – A duração é de uma semana a duas semanas.

Cruzeiros Premium

Os cruzeiros premium são o segundo maior segmento da indústria de cruzeiros, representando apenas 40% de todas as receitas de cruzeiros. A duração deste cruzeiro varia de uma semana a três meses.

Devido a isso, eles são conhecidos como cruzeiros de luxo. Seus produtos e serviços são equivalentes ao seu resort de classe e hotel. Royal Cruise, Star Cruises, Princess Cruises, Panama Canal Cruises estão oferecendo um serviço de cruzeiro premium.

Cruzeiros de luxo

Os cruzeiros de luxo ocupavam uma pequena porcentagem do mercado de cruzeiros. Pode ser devido a seus produtos e serviços de alta qualidade e se concentra em itinerários de longo curso para destinos exóticos. Estes cruzeiros são para pessoas de elite. A duração do itinerário pode variar de 6 a 12 meses.

Apesar dos preços altos, esses cruzeiros são mais populares entre os turistas e os recém-casados. Os cruzeiros de luxo são operados pelos cruzeiros da Royal Caribbean, Crystal Cruises e Star, etc.

Cruzeiros especializados

Esses cruzeiros são lançados para atender às demandas de passageiros de interesses específicos, como casal recém-casado, observação de baleias, oceanografia e mergulho. A qualidade dos produtos e serviços é comparativamente baixa como em outros cruzeiros. A duração desses cruzeiros é muito menor, mas dependendo do pacote.

Atualmente, existem mais de 150 navios de cruzeiro com 90.000 cabines em todo o mundo. As maiores linhas de cruzeiros são o Royal Caribbean Cruisers Liner (RCCL), com nove navios e capacidade para 15.000 nascimentos.

O Star Cruises é a segunda maior linha de cruzeiros, com cinco navios com capacidade para 7.000 nascimentos. Seguido por linhas de cruzeiros de luxo, cruzeiros de cristal, cruzeiros Radisson Seven Seas, Seabourn, Silversea e príncipes etc.

Importância da indústria de cruzeiros para o turismo

indústria do turismo em muitos países do mundo tem sido profundamente ajudada pelo setor de cruzeiros a moldar o produto turístico e a satisfazer os viajantes sofisticados.

A relação entre a indústria de cruzeiros e a indústria do turismo é, portanto, um assunto altamente complexo, envolvendo uma mistura de fatores socioeconômicos, fatores tecnológicos, pressões de mercado, políticas governamentais, atitudes de gestão e expectativas turísticas.

Os seguintes pontos podem ser considerados essenciais para o significado da indústria de cruzeiros:

  • Cruzeiro em evolução como uma opção de férias.
  • Percebendo a competitividade.
  • Desenvolvimento em destinos MICE.
  • Imagem Consciente.
  • Aumentando o tamanho do mercado de cruzeiros.
  • Alianças e Networking.
  • Mudando as demandas turísticas.
  • Reestruturando a propriedade.
  • Flexibilidade trabalhista e emprego.
  • Ciclos boom-busto e turismo.

Processo para o desenvolvimento do pacote de cruzeiros

O desenvolvimento do transporte aéreo e a melhoria de sua tecnologia, no que diz respeito à segurança, economia de velocidade e conforto, afetam o setor de cruzeiros. No entanto, as viagens a vapor continuam sendo o transporte atual de prazer, relaxamento e conforto, com serviços comparáveis ​​aos melhores hotéis e resorts do país.

Carol Capel

O setor de cruzeiros agora é um resort ou atividades de hotel que devem ser promovidos como hotel / resort flutuante, não apenas para férias no mar, mas para um interlúdio romântico, aniversário de casamento, deslumbrante, vida noturna, cruzeiro no resort e o prazer de conhecer novas pessoas .

Muitos milhares de rúpias são gastas anualmente pelas empresas de cruzeiros para promover seus produtos e serviços diretamente ou, através dos operadores turísticos e agentes de viagens, mas uma questão crucial permanece sem resposta. O que deve ser incluído no pacote de cruzeiro?

Como é ser comercializado? Quais serão os ingredientes principais? Em muitos casos, os operadores turísticos não conseguiram encontrar a combinação certa de pacote de cruzeiro para seus clientes.

Componentes padrão do pacote de cruzeiro

Pacotes de cruzeiros são desenvolvidos para todos os clientes, como lua de mel, amantes da natureza, estudantes, aventureiros, preocupados com saúde / bem-estar, espírito esportivo, amantes da música, interesses especiais e profissionais da educação etc. Assim, uma empresa de cruzeiros deve considerar um amplo espectro de demandas do mercado .

Portanto, os componentes de um pacote de cruzeiro variam de cliente para cliente e de empresa para empresa. No entanto, os seguintes componentes ou ingredientes principais podem ser extraídos dos pacotes de cruzeiros oferecidos pela maioria das empresas de cruzeiros e operadores turísticos:

  • Viagens aéreas ou arranjos terrestres.
  • Segmentos de cruzeiros
    Alojamento
    Comidas e bebidas
    Entretenimento e recreação
    Jogos de deck
    Piscina
    Clubes de saúde
    Cassino
    Filmes
    -danças musicais
    Instalações de entretenimento para crianças
    Salões
    comuns Decks abrigados
  • Tema de interesse especial
    Cricket
    Bridge
    Astronomy
  • Biblioteca da Educação
  • Compras
  • Outras atividades

Etapas no desenvolvimento de pacotes de cruzeiros

Desenvolvimento de viagens / passeios de cruzeiros, trabalhando com outros jogadores; formular marketing eficaz, gerenciar e determinar custo e preço são atividades que não são fáceis de administrar para a empresa de cruzeiros.

No entanto, se o gerente se aproximar de maneira planejada e sistemática, o planejamento da turnê se tornará uma tarefa simples e fácil.

Itinerário de Cruzeiro

Um itinerário de cruzeiro bem planejado identifica pontos de embarque, portos de escala, tipos de cabine, instalações de cruzeiro, serviços de refeições, excursões em terra, gorjetas e outros serviços. Gradualmente, o itinerário do cruzeiro combinado com viagens aéreas e arranjo de terra para torná-lo mais atraente e eficaz.

No entanto, as necessidades individuais não podem ser negligenciadas. Assim, no desenvolvimento do itinerário de cruzeiros, os planejadores / planejadores de viagens normalmente consideram as forças de mercado, o ambiente da indústria de cruzeiros e as ferramentas de referência de cruzeiros. Além disso, um planejador de cruzeiros tem em mente os seguintes fatos ao criar o itinerário:

  • Nome do cruzeiro
  • Data da partida
  • Destinos
  • Porto de embarcação
  • Porto de Terminação
  • Escolha do cliente Orçamento do cliente
  • Formalidades legais

Tipos de itinerários de cruzeiro

Os itinerários de cruzeiro são amplamente classificados nos seguintes tipos:

  1. Itinerários de curta duração
  2. Médio curso – Itinerários de curta e longa duração (7 noites, 10 noites ou mais)
  3. Longo curso – Itinerários de média duração (7 meses)
  4. Itinerários transatlânticos e de volta ao mundo (6 a 12 meses)

O itinerário de cruzeiros não se limita apenas ao mar, mas os itinerários de cruzeiros fluviais podem ser desenvolvidos. Os principais rios do cruzeiro são Amajan, Mississippi, Yangtze Kiang, Hung He, Nilo e Reno, etc.

Determinação da costa e preço do pacote de cruzeiros

A determinação do custo e preço do passeio de cruzeiro é uma das tarefas mais difíceis de um gerente / planejador de cruzeiros. Qual deve ser o custo exato?

Qual deve ser a margem certa? Estas são as duas questões importantes que um planejador de turismo deve enfrentar. O preço total deve ser percebido pelo passageiro como razoável.

O planejador de cruzeiros deve garantir o custo. Portanto, antes da determinação do custo de um planejador de pacotes turísticos, considere os seguintes fatores:

  • Duração do Tour
  • Tipos de acomodação
  • Tipo e qualidade das instalações
  • Posição da cabine
  • Densidade do navio
  • Data da viagem
  • Govt. Política
  • Forças competitivas
  • Sazonalidade

Um pacote típico de cruzeiro inclui custo de acomodação, custo de refeições, custo de recreação e entretenimento, atividades para crianças e adolescentes, taxas portuárias, custo de excursão em terra e passagem aérea também podem fazer parte do custo total.

Assim, à primeira vista, pode parecer um pacote caro, mas devemos entender que o custo representa não apenas acomodação, alimentação e transporte, mas também entretenimento, juntamente com outros serviços e oportunidades para visitar um porto estrangeiro.

Os preços dos cruzeiros variam entre as empresas de cruzeiros, dependendo de vários fatores e da qualidade dos produtos e serviços. Mais importante, o preço depende da seleção do itinerário e do padrão de qualidades. No cruzeiro, o preço por segmento não é o principal critério, mas a qualidade dos serviços é importante.

Assim, um pacote de cruzeiro deve criar valor ao dinheiro para repetir os clientes. Geralmente, as empresas de cruzeiros adotam uma combinação de estratégias de preços, como:

  • Preços orientados para custos
  • Preços orientados para o mercado
  • Preços da linha de produtos
  • Preços competitivos ou sazonais

Marketing e vendas de cruzeiros

A venda de passagens de cruzeiro é substancialmente diferente da venda de passagens aéreas. Uma das características mais importantes relacionadas a isso é que o setor aéreo é bem organizado e regulamentado em comparação com o setor de cruzeiros. Hoje, a venda de cruzeiros está se tornando mais fácil e lucrativa do que nunca.

Devido à concorrência, as empresas de cruzeiros estão oferecendo mais descontos e outros incentivos promocionais aos passageiros. Além de comissão de 15%, são oferecidos mais incentivos aos operadores turísticos ou agências de viagens pelas empresas de cruzeiros.

Existe um procedimento mínimo envolvido na venda e reserva de pacotes de cruzeiros. Como outros meios de transporte, o navio de cruzeiro emite o bilhete e fornece outras informações através do folheto do cruzeiro, como acomodação, entretenimento, seguro de viagem, moeda estrangeira, dicas de viagem, etc.

Assim, a venda e reserva bem-sucedidas de navios a vapor exigem o conhecimento de passageiros e de cruzeiro nos quais o cliente terá os serviços, confortos e entretenimento do produto. Os operadores turísticos precisam de certas informações para reservar um pacote de cruzeiro sobre o cliente, como:

  • Nome dos clientes
  • Itinerário
  • Duração do passeio
  • Data da partida
  • Escolha da cabine
  • Opção de refeição
  • Atividades de entretenimento e recreação
  • Endereço com e-mail e telefone no
  • Despesas
  • Outras informações que são meramente relevantes

Após obter as informações necessárias, o operador turístico negocia com as linhas / empresas de cruzeiros. Ele tem várias opções – ou seja, para selecionar um cruzeiro para qualquer faixa etária. Um cruzeiro longo “ Volta ao Mundo ” requer planejamento de longo alcance, enquanto um cruzeiro mais curto pode ser reservado com 3 a 5 dias ou menos de antecedência.

Os operadores turísticos ou uma agência de viagens seguem um procedimento bem definido e projetado para reservar um cruzeiro. O processo pode variar de empresa para empresa e ponto a ponto, mas inclui todas as etapas a seguir:

Emissão de bilhetes de cruzeiro

A preparação e emissão do bilhete de cruzeiro é o último passo no processo de reserva do cruzeiro. A emissão de bilhetes para cruzeiros é feita principalmente pelas empresas de cruzeiros ou pelos operadores turísticos / agências de viagens autorizadas a manter estoque e emitir o bilhete.

Um bilhete de cruzeiro é um contrato legal entre a linha de cruzeiro e o passageiro, permitindo que ele ou seus grupos, a um preço determinado, viajem e utilizem as instalações de cruzeiro especificadas – por exemplo, produtos ou serviços de cruzeiro durante um período determinado. Assim, a aceitação do bilhete de cruzeiro significa a aceitação dos termos e condições contidos no bilhete do contrato de passagem.

Um documento de bilhete de cruzeiro inclui ou condiciona os seguintes itens:

  • Cabines, internas e externas
  • Alimentos e Bebidas
  • Assentos na sala de jantar
  • Convés esportes
  • Filme
  • Entretenimento
  • Vida social
  • Canto infantil
  • Quartos para adolescentes
  • Compras
  • Biblioteca
  • Porta da célula
  • Seguro
  • Tarifa
  • Data de emissão
  • Nº de validação do agente
  • Endereço do operador turístico
  • Outras

Um passageiro que extravie seu bilhete pode ser negado o direito de embarcar, usar produtos ou serviços de cruzeiro e até mesmo um reembolso.

 

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