Pacote de turismo – O que é um pacote turístico?

pacote turísticoFérias organizadas, popularmente conhecidas como pacote turístico ou simplesmente a palavra ‘turismo’ na indústria de viagens e turismo, referem-se a um pacote turístico acompanhado ou não pelo guia turístico.

Quando dizemos pacote turístico, significa uma viagem pré-agendada e pré-paga que combina dois ou mais componentes de viagem, como passagem aérea, transporte para o aeroporto, acomodação e outros serviços. Praticamente, definir o conceito de pacote turístico é complexo e bastante compreensível.

Holloway define um pacote turístico como “um produto turístico total que consiste em transporte da área de mercado até o destino, acomodação no destino e atividades recreativas promovidas pelos turistas”.

Segundo Gregorg, “um pacote turístico é uma viagem anunciada, incluindo recursos específicos, organizados e promovidos com literatura de turismo por um operador turístico e pago integralmente pelos turistas antes de iniciar o passeio”.

Tecnicamente, um pacote turístico / pacote turístico é um produto turístico total , pois geralmente inclui transporte do local de origem até o destino, acomodação em um local de rota ou no destino e outros serviços recreativos ou de viagem.

Esses componentes são adquiridos por um indivíduo, firma ou empresa chamada ‘ operador turístico ‘. Ele combina todos os componentes de viagem em um pacote e os vende a preços com tudo incluído aos clientes.

História

O termo “turnê” estava em voga desde 1670. Os britânicos viajaram para ampliar seus conhecimentos sobre o continente, especialmente para estudar a cultura e a vida social. Essa prática foi gradualmente adotada por outros amantes de centros culturais.

O resultado do processo foi que muitos centros históricos e culturais europeus foram abertos ao turista britânico. No início da década de 1730, os pequenos resorts de pesca ao redor da costa britânica começam a atrair turistas que buscam suas doenças, bebendo a água do mar ou mergulhando nela.

A introdução de uma ligação ferroviária entre os principais centros em 1830 teve um impacto profundo nos viajantes a lazer pela primeira vez. Muitos empresários começaram a inspirar viagens de trem organizando excursões para o público com descontos.

No entanto, para ‘a origem da excursão organizada’ o crédito é para o Sr. Thomas Cook em 1855, Cook, estendeu sua operação comercial para diferentes países, introduzindo a primeira ‘ excursão inclusiva ‘ a Paris.

O Sr. Cook reuniu todos os componentes dos produtos turísticos e os vendeu como ‘tour inclusivo’ para os turistas. Sua turnê pré-embalada inspirou outras organizações de turismo na indústria de viagens a organizar turnês semelhantes a todas as partes do globo.

A maioria dos passeios de Cook foi linear, ou seja, a pessoa foi de um lugar para outro em um único destino. Basicamente, o Sr. Cook desenvolveu o conceito de ‘tour grandioso e tour acompanhado’, o conceito que ainda é usado.

Aliás, a Segunda Guerra Mundial desenvolveu tremendamente o conceito de pacotes turísticos pelos seguintes motivos:

  • Condições sociais e econômicas
  • Custo mais baixo
  • Aumento de aeronaves
  • Condições de Marketing
  • Requerimentos legais
  • A integração ocorreu.

Hoje, os pacotes turísticos são um segmento vital da indústria mundial de viagens e turismo. De acordo com o WTTC, as vendas de pacotes turísticos geram US $ 25 bilhões anualmente nos Estados Unidos, US $ 18 bilhões na Europa, US $ 19 bilhões na Grã-Bretanha e US $ 21 bilhões na Ásia. Hoje, as vendas de viagens representam 50% de todas as vendas de viagens de lazer e 35% de todas as receitas das agências de viagens.

Tipos de pacotes turísticos

Uma agência de viagens / operador turístico lida com uma variedade de ‘pacotes turísticos’, atendendo às diversas necessidades dos turistas, como aventura, praia, arquitetura, cultural, negócios, conferências, passeios de incentivo, pacotes ayurvédicos, budista, religioso, passeio de incentivo, especial excursões de interesse, excursão em grupo de excursão em cruzeiro, excursão educacional, patrimônio, monumentos, amantes da vida selvagem, etc. Estes são amplamente classificados em cinco categorias:

  1. Passeios Independentes
  2. Passeios acompanhados
  3. Passeios Hospedados
  4. Viagens / Incentivos
  5. Freedom Tours

Tour Independente

Passeios independentes são preparados / formulados para os turistas que desejam viajar de forma independente. Os componentes desses passeios são viagens aéreas, transferências aéreas, acomodações, documentos de viagem, passeios, passeios de barco, entretenimento e outros serviços de viagem.

No entanto, em alguns casos, os turistas são livres para comprar todos os componentes separadamente. Assim, esse tipo de passeio oferece aos turistas considerável liberdade para planejar as atividades de acordo com sua própria escolha.

Um passeio independente pode ou não ser um passeio com tudo incluído. Portanto, o preço da excursão varia de acordo com o tipo de viagem aérea, transferência aérea, acomodação e inclui outros componentes da excursão. As viagens independentes estrangeiras (FITs) e viagens independentes domésticas (DITs) são exemplos de um passeio independente.

Passeio acompanhado

Quando uma agência de viagens inclui os serviços de um gerente de excursão bem educado e treinado em seu pacote, o passeio é chamado de excursão acompanhada. Basicamente, as visitas guiadas destinam-se aos viajantes que planejam visitar um país estrangeiro pela primeira vez.

As responsabilidades e deveres da acompanhante são fornecer informações e assistência abrangentes ao grupo ou viajante individual, na origem, na rota e no local de destino. Os passeios de excursão são o exemplo de passeios acompanhados.

Passeios Hospedados

Um tour hospedado significa quando uma agência utiliza os serviços de outra agência em um destino específico. Suponha que um grupo de turistas franceses esteja vindo para a Índia.

Quando o grupo chega à Índia, eles são recebidos nos aeroportos pela TCI, que os ajuda a despachar suas bagagens e transferi-las para o hotel.

O tour-host (TCI) está disponível para oferecer informações e dispositivos sobre as atrações e entretenimento locais. Além disso, quando o grupo chega a outra designação na Índia, uma agência de viagens diferente os recebe em cada ponto turístico. Assim, um passeio hospedado fornece aos turistas o nível máximo de serviços pré-organizados e personalizados.

Viagens / Incentivos

É um programa motivacional ou um feriado totalmente pago que é dado aos funcionários pelas empresas como recompensa. Principalmente em empresas de médio e grande porte e, geralmente, destinos muito distantes para incentivá-los a manter seu histórico, aumentar a produção, melhorar a imagem e, além disso, conquistar a lealdade de longo prazo dos funcionários.

Existem vários outros pacotes oferecidos por uma empresa de turismo, como um passeio personalizado, um passeio, uma aventura e pacotes turísticos de interesse especial.

Freedom Tours

Atualmente, os passeios pela liberdade estão se tornando muito populares entre a classe trabalhadora. Estes passeios são projetados de acordo com a escolha dos turistas.

O turista é livre para escolher e planejar como deseja viajar e aproveitar suas férias. Esses tipos de passeios são voltados para esse tipo de pessoa que gosta de decidir como, quando e para onde viajar.

Este turista pode um indivíduo, família, férias em grupo para famílias e viagens em grupo para negócios. Esses passeios são promovidos e desenvolvidos pela ORBIT.

Componentes de um pacote turístico padrão

O que deve ser incluído em um pacote turístico depende muito e varia de uma organização de turismo para outra, ou de um país para outro, ou de um destino para outro e de um mercado para outro mercado.

Porém, existem certos serviços de viagem bem definidos que sempre fazem parte de um pacote turístico, independentemente do operador turístico / agência de viagens, destino e até mesmo as condições do mercado.

Se estudamos e vemos os pacotes turísticos oferecidos por Thomas Cook e Sons Ltd., Cox e King Ltd. e outras empresas de viagens internacionais, descobrimos que um pacote turístico tem dois componentes principais. Portanto, um pacote padrão possui dois componentes básicos, a saber:

  • Viagem
  • Arranjos de solo

A experiência no setor de viagens mostrou que o primeiro componente, ou seja, ‘Viagens’ é comprado diretamente pela agência pelos principais fornecedores, como companhias aéreas e operadoras de transporte, e para organização do solo, a gerência da agência de viagens solicita aos operadores terrestres.

A razão por trás da compra de arranjo de terreno de uma agência de manuseio é que ele representa como operador de solo em um destino específico para as inúmeras organizações de turismo.

Em segundo lugar, o preço oferecido por ela é muito menor do que uma agência individual obtém. Em terceiro lugar, é muito difícil obter crédito do fornecedor e, por fim, garante serviços profissionais de viagem.

Fator que afeta a formulação do pacote turístico

Geralmente, o negócio de excursões organizadas envolve grande risco, alto ponto de equilíbrio, produto de alta qualidade e preços competitivos.

Portanto, o gerenciamento de passeios exige um planejamento detalhado e uma pesquisa de mercado. No entanto, antes de uma turnê ser projetada, o gerente da turnê deve levar em consideração certos fatores que são cruciais no processo de formulação.

Esses fatores têm um impacto profundo na satisfação do turista. Os principais fatores são:

  • Objetivo do Tour
  • Escolha dos destinos
  • Orçamento Turístico
  • Requerimento legal
  • Tipos de Alojamento Turístico
  • Período do Tour
  • Informações sobre partida e estadia
  • Preço da excursão; condição inflacionária
  • Ferramentas de referência de turismo
  • Recursos do passeio – estabilidade política
  • A relação entre o anfitrião e a nação geradora de turistas

Processo de Design e Seleção de Pacotes Turísticos

A qualidade de um pacote turístico é inteiramente baseada nos fatores acima. Essencialmente, para projetar / formular um produto de viagem, o gerente da excursão deve assumir a maior responsabilidade, intuitividade, imaginação e inovação, juntamente com muitas atividades de negócios que vão desde encontrar novos destinos exóticos e planejar, organizar ou promover essa excursão.

A seguir, são apresentados os principais estágios do processo de design e seleção do tour:

1 # Pesquisa inicial

(i) A Pesquisa de Destino

A decisão de desenvolver e formular um novo pacote é um processo de várias etapas que envolve vários pontos / etapas positivos e negativos.

Normalmente, a idéia de um novo produto vem do executivo da turnê dentro da empresa devido a uma revisão do questionário preenchido pelos membros anteriores da turnê devido ao desenvolvimento político, econômico e social em uma área específica.

Quando um gerente de turismo vê que um grande número de clientes antigos está interessado em fazer uma viagem a destinos específicos, naturalmente, esses destinos se tornam o núcleo de um novo ‘conceito de turismo’.

(ii) Pesquisa de mercado

Como o pacote turístico é um produto turístico completo, obviamente, antes de formular / projetar esse produto, a pesquisa de mercado precisa ser analisada e avaliada de maneira sistemática. A pesquisa de mercado fornece a resposta para as seguintes perguntas:

  • Qual é o tamanho do mercado de turismo?
  • Quem são os clientes existentes?
  • Onde é que eles vivem?
  • Quem serão seus potenciais compradores?
  • Quem são seus concorrentes – sua estratégia e área de lazer nos negócios?
  • Quantos turistas querem atender?
  • Que preço os clientes aceitarão?
  • Quais instalações estão disponíveis e são necessárias?
  • Quais são as restrições, como licença, permissão, financiamento, restrições, impostos e outras?

Depois de conhecermos os componentes básicos do pacote turístico, canais de distribuição, condições de mercado, restrições no mercado de turismo, podemos desenvolver a estratégia de marketing.

Permite o bom funcionamento da agência e também oferece uma imagem clara do programa turístico. Praticamente, a pesquisa de mercado é conduzida pelas empresas de turismo privadas / empresas de turismo privadas, a fim de penetrar no mercado.

2 # Preparação de Itinerário

Por itinerário, entende-se o desenho de um programa que se deseja vender e inclui destinos, pontos de parada, número de dias e os serviços de viagem que devem ser incluídos no programa.

Seja uma estação de inverno ou um período de entressafra, com ou sem acompanhamento, programa de turismo orientado ao consumidor ou pronto, o itinerário é preparado para identificar a origem, destinos, pontos de parada, acomodações, passeios e outros serviços de viagem na viagem dos viajantes.

Agência de manipulação 3 # ou empresa de destino

A nomeação da agência de manuseio não apenas garante excelentes serviços de viagem ao turista, mas também torna a operação suave e lucrativa. É uma questão de grande importância, pois o sucesso dos negócios de viagens depende em grande parte dos clientes que realmente são atendidos durante o passeio.

É uma combinação positiva entre os serviços prometidos e as experiências ou sentimentos reais do turista. Assim, o operador turístico deve considerar a experiência da agência de viagens de manuseio no negócio, a área de operação, reputação, credibilidade, equipe profissional, facilidades de crédito e o preço competitivo na nomeação de uma agência de manuseio.

4 # Negociação

É outra importante área de decisão gerencial na concepção e no planejamento da excursão. Uma vez tomada a decisão sobre o destino em relação à data, duração e número de clientes a serem transportados durante a viagem, a gerência da excursão inicia negociações com os fornecedores dos diretores para um contrato normal.

Negociação significa conversar entre as empresas de viagens e os principais fornecedores sobre os termos, condições e preços dos componentes de um pacote turístico.

Quando ambas as partes estão satisfeitas, isso leva a um contrato formal ou informal entre elas. A empresa de turismo negocia com os seguintes vendedores / fornecedores:

  • Companhias aéreas
  • Alojamento
  • Operações de Transporte – Ferroviário e Rodoviário
  • Operadores terrestres
  • Empresas de cruzeiros
  • Empresas de Aluguel de Carros
  • Os representantes estrangeiros
  • Organizações de Serviços Auxiliares

5 # Costa e preços de um pacote turístico

O custo de um pacote turístico inclui passagem aérea, quarto de hotel, aluguel de carro, despesas de entretenimento, custos administrativos, custos promocionais e outros serviços de viagem.

A tarifa confidencial ajuda a empresa de viagens a preparar a tabela de custos, o que permitirá que a preocupação determine sua estratégia de preços.

O preço da excursão é um grande fator para o sucesso do programa turístico da empresa. O preço de um passeio com pacote é, seja um passeio escoltado, independente ou hospedado, geralmente mais baixo que os custos combinados dos mesmos componentes adquiridos separadamente dos principais. No entanto, o preço de compra de um produto de viagem é baseado em três fatores: custo, concorrência e demanda.

Todo pacote turístico vendido por um fornecedor tem um custo quantificável. Para gerar lucro, o preço pago pelos turistas deve ser maior que o custo da agência.

Brochura da excursão 6 #

O pacote turístico é um produto intangível que deve ser adquirido pelos turistas / clientes sem inspeção e, às vezes, sem conhecimento adequado.

Nessas circunstâncias, a brochura se torna o principal instrumento para executar as principais tarefas para informar os clientes sobre os produtos e persegui-los para comprá-los.

O design, a impressão e a distribuição de folhetos turísticos requerem as habilidades e conhecimentos necessários sobre os componentes do pacote turístico.

Basicamente, na era da especialização e intensa competição, o folheto da turnê cria consciência e fornece a descrição do programa de férias.

Assim, a gerência da turnê deve considerar vários prós e contras ao preparar um folheto da turnê. Uma brochura deve conter as seguintes informações:

  • Nome da empresa de viagens
  • Meios de transporte
  • Detalhes sobre destinos
  • Itinerário
  • Alojamento, tipos, localização, refeições
  • Nome do representante no exterior
  • Duração de cada passeio
  • Condições de reserva, reserva e cancelamento
  • Detalhes de outros serviços – seguros, moeda, entretenimento
  • Detalhes do preço

7 # Desenvolvimento do sistema de reservas

O próximo passo no processo de formulação da turnê é o sistema de reservas. A administração da agência, a fim de colocar um pacote em operação, deve desenvolver e implementar um sistema de reservas científicas.

O sistema depende se a reserva deve ser tratada manualmente ou com um computador trabalhando no método de distribuição.

Qualquer que seja o método adotado pela agência, a gerência da agência deve sempre ter em mente o único objetivo do sistema de reservas.

8 # Marketing do pacote turístico

Quando um pacote turístico estiver pronto, o gerenciamento da agência de viagens deve tomar uma decisão cuidadosa com relação à promoção e marketing do pacote turístico específico. O objetivo básico da administração é tornar um pacote turístico amplamente conhecido para torná-lo cada vez mais atraente.

Para atingir esses objetivos, a administração deve considerar o orçamento disponível, mix de promoção, mercado potencial, mídia mais fácil e eficaz, fazendo campanha nos setores internacional, regional ou público / privado etc.

A promoção de um pacote turístico significa aumentar seu potencial de vendas e criar uma conscientização dos mercados existentes e potenciais. Os métodos a seguir são comumente usados ​​para promover passeios organizados:

  • Middlemen – Agentes de viagens de varejo, GSA, consolidadores
  • Tours de familiarização
  • Construindo a lealdade à marca
  • Incentivar potenciais compradores
  • Mercado competitivo
  • Correio

9 # Manuseio do Tour / Operação do Tour Real

Após o marketing bem-sucedido e o alcance das vendas-alvo, o próximo e último passo no processo de criação da turnê é o gerenciamento da turnê.

Significa uma operação real de passeios, que geralmente inclui trabalho administrativo e manuseio de passageiros, como manutenção de reservas, manuseio de depósitos, envio de conselhos aos operadores em terra, organização de representação de viagens, análise do feedback recebido de clientes / acompanhantes / operador em terra e assim por diante.

Tudo isso não é uma tarefa fácil. Em todos os estágios, é preciso enfrentar diferentes tipos de perguntas e problemas devido à falta de coordenação e comunicação.

Significado do pacote turístico

O pacote turístico é benéfico para empresas de viagens, viajantes, destinos e outras organizações que estão direta ou indiretamente envolvidas no negócio de turismo. Os principais benefícios são:

  • Economia de tempo
  • Aumentar a sazonalidade de um custo / preço de destino
  • Ganhe moeda estrangeira
  • Melhor qualidade dos produtosServiços profissionais
  • Grande variedade do pacote turístico
  • Fornecer negócios em massa para os organizadores

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!