Marketing de Turismo – Definição, História, Tipos

Marketing de TurismoO marketing de viagens e turismo é a execução sistemática e coordenada de políticas de negócios pelas organizações de turismo do setor privado ou público e público que operam nos níveis local, regional, nacional ou internacional para alcançar a satisfação ideal das necessidades de grupos turísticos identificáveis, e ao fazê-lo para obter um retorno apropriado.

As agências de viagens na era da pré-desregulamentação, pré-liberalização e pré-globalização costumavam disputar qualquer negócio que surgisse nesse caminho e vendê-las com base em comissão direta, sem se preocupar com o extenso marketing. Além disso, seu escopo de operação era pequeno e não era muito complexo, sofisticado e competitivo.

Hoje, porém, as empresas de viagens estão se tornando maiores, mais sofisticadas e mais automatizadas em gerenciamento. Da mesma forma, os clientes / turistas também estão se tornando mais treinados, experientes, eruditos e exigindo serviços e pacotes de maior qualidade.

Portanto, nesse ambiente volátil de negócios de viagens, o conhecimento e a habilidade de marketing são ingredientes mais necessários do que o conhecimento e entusiasmo do produto, para a sobrevivência e o crescimento a longo prazo de uma agência de viagens. Assim, isso levou ao uso do marketing turístico, fenômeno recente.

História

O ‘ conceito de marketing ‘ não é muito antigo. Entrei em cena na segunda metade do século XX. No início, estava relacionado ao número de fatores intimamente associados para alcançar o volume de vendas.

De fato, o desenvolvimento do conceito de marketing é o resultado de pressões políticas, tecnológicas, sociais, econômicas e comerciais.

No entanto, a importância do marketing na indústria de viagens e turismo tem sido o nível de crescimento econômico e empresarial ao longo do século XX, o que levou à melhoria dos padrões de vida, ao aumento da população e ao aumento da renda e do tempo discricionários.

Essas mudanças também levaram à construção de infraestrutura, acomodação, transporte e outras instalações recreativas. Dentro de um período muito curto, viagens e turismo se tornaram uma das indústrias mais importantes e líderes do mundo.

O marketing moderno do turismo evoluiu como uma reação comercial às mudanças no ambiente socioeconômico, com as empresas ou órgãos de turismo mais bem-sucedidos demonstrando um forte senso de fornecer o direito à estrutura organizacional e à oferta de produtos para os visitantes / turistas.

Curiosamente, as empresas de turismo reconheceram a importância de fatores-chave, como necessidades, desejos e satisfação no planejamento e design do produto turístico.

Na indústria do turismo, todo turista quer ser tratado como um cliente especial e qualquer organização que atenda a essa atitude do turista será naturalmente a cabeça de outras competições.

Definições de Marketing Turístico

De acordo com Kotler, “o marketing é um processo social e gerencial pelo qual os consumidores obtêm o que precisam e desejam criando e trocando serviços e valores de produtos com outros “. Ele enfatizou mais os desejos, necessidades, satisfação, demanda e profissionais de marketing.

De acordo com o British Chartered Institute of Marketing, ” é o processo de gerenciamento responsável pela identificação, antecipação, avaliação e satisfação dos requisitos do cliente do cliente, lucrativos “.

O conceito moderno de marketing não se limita apenas à identificação e satisfação dos clientes. É um processo abrangente, que engloba pesquisa e análise das necessidades da sociedade e do consumidor, afirma os recursos e o mercado da empresa e entrega os produtos / serviços àqueles cuja experiência fornece um conjunto de satisfações preferíveis às dos concorrentes.

Krippendorf define marketing turístico ”, como a execução sistemática e coordenada de políticas de negócios por organizações de turismo do setor público ou privado, operadas nos níveis local, regional, nacional ou internacional, para alcançar a satisfação ideal das necessidades de grupos turísticos identificáveis ​​e, em particular, fazendo isso para obter um retorno adequado . ”

Segundo Paynter (1993), “o marketing turístico é um processo sistemático que consiste em objetivos, estratégias, cronogramas, mídia de marketing, focados no segmento de mercado específico e com base em um retorno substancial do investimento. ”

A Organização Mundial de Turismo (OMT), no seminário de Ottawa, definiu o marketing turístico como “ uma filosofia de gestão que, à luz da demanda turística, possibilita a pesquisa, a previsão e a seleção de produtos / serviços turísticos de fornecedores, na linha com propósito da organização e satisfação do turista “.

Os seguintes aspectos podem ser identificados a partir das definições acima:

  • O marketing do turismo é um processo instigante.
  • Identificação e seleção do mercado alvo.
  • O posicionamento e o ciclo de vida do produto são importantes.
  • Estratégias futuras de marketing turístico.
  • Marketing inovador / proativo.

Recursos exclusivos do Marketing de Turismo

O pacote turístico como um produto especializado cria uma série de considerações significativas que precisam ser totalmente analisadas. A gestão do pacote turístico não pode ser separada da gestão do serviço e da qualidade.

Assim, a comercialização do pacote turístico é diferente de outros produtos, porque o pacote turístico é um produto de serviço onde, em vez de vender bens físicos, é vendida uma experiência intangível.

A compreensão da complexidade do conceito de produto turístico é um pré-requisito essencial para o marketing eficaz de pacotes turísticos neste contexto. As características específicas do marketing turístico são:

  • A demanda por pacotes turísticos é altamente elástica e sazonal.
  • O pacote turístico é uma combinação de vários ingredientes de serviço.
  • Na concepção, desenvolvimento e comercialização do pacote turístico estão envolvidos vários intermediários. A experiência na cama em um nível pode estragar toda a imagem do pacote, bem como o operador turístico.
  • Um turista não apenas antecipa o pacote turístico, porque é consumido e sentido ao mesmo tempo em um destino específico.

Não é possível avaliar / demonstrar / provar o pacote turístico com antecedência porque ele é consumido e sentido ao mesmo tempo em um destino específico.

Marketing de Pacotes Turísticos

O setor de turismo oferece uma combinação de diferentes produtos e atividades, que vão desde pequenos operadores de táxi até a maior cadeia de companhias aéreas ou hotéis.

O conceito de mudança e sobrevivência é tão importante para os operadores turísticos quanto eles precisam lidar com os vários fornecedores do mercado turístico.

Seria, portanto, imperativo entender o que é o planejamento de marketing de viagens, especialmente para a sobrevivência a longo prazo da empresa / excursão a formigas.

Um plano de marketing turístico é um guia estruturado para a realização de operações de marketing. Ele fornece uma estrutura comum e se concentra em todas as atividades de gerenciamento da empresa. Os objetivos de um plano de marketing incluem:

  • Ele fornece uma direção clara para as operações de marketing.
  • Coordena os recursos da organização para eliminar confusões e mal-entendidos e alcançar cooperação.
  • Identificando diferentes segmentos de mercado.
  • Estabelecendo metas / objetivos.
  • Identificando os pontos fortes e fracos da organização.
  • Missão e objetivos corporativos.
  • Auditoria externa e interna.
  • Análise de situação de negócios.
  • Criando os objetivos.
  • Fornecer uma estratégia eficaz de mix de marketing.
  • Monitorando o plano.

Portanto, tornou-se imperativo discutir o segmento de marketing turístico, o mercado de geração de turistas e o mix de marketing turístico antes de desenvolver um plano de marketing turístico.

Segmentação do mercado de turismo

Envolve uma divisão do mercado potencial em grupos identificáveis. O raciocínio por trás disso é que um pacote turístico pode ser vendido de maneira mais eficaz se os esforços estiverem concentrados nos grupos com maior potencial.

De acordo com Middleton, “a segmentação de mercado é o processo pelo qual os produtores organizam seus conhecimentos sobre grupos de clientes e selecionam, com atenção especial, aqueles cujas necessidades e desejos estão mais aptos a atender seu produto “.

O principal objetivo da segmentação do mercado de turismo no marketing turístico é:

  • Segmente os turistas gerando mercados.
  • Identifique a rede de intermediários.
  • Identifique a natureza da demanda por um produto.
  • Identifique os turistas em potencial.

Uma estratégia de mercado eficaz determinará exatamente qual será o mercado-alvo e tentará alcançar apenas esses mercados. O mercado alvo é o segmento de um mercado potencial total para o qual a atração turística seria mais vendável.

Os mercados de metas são definidos geograficamente, demograficamente e assim por diante, a segmentação de mercado deve ser empregada nos programas de marketing para as estratégias de longo prazo.

Toda atração turística pode atrair uma infinidade de segmentos de mercado, e o segmento de mercado pode se sobrepor bastante. O gerente de turnê deve examinar os segmentos de mercado e determinar qual deles oferece o potencial promissor para seu serviço.

Passeie por categorias do segmento de mercado para os seguintes tipos:

  1. Segmento geográfico
  2. Segmento demográfico
  3. Segmento psicográfico
  4. Segmento socioeconômico
  5. Segmento de preço

Segmentação do Mercado de Turismo Geográfico

Esse segmento é baseado na ideia de que as necessidades do cliente diferem de acordo com as regiões geográficas.

Segmentação demográfica

Nessa segmentação, o mercado do turismo é dividido em vários grupos, tendo em vista as variáveis ​​demográficas, como idade, renda, tamanho da família, ocupação, educação, religião, etc.

Segmentação Comportamental

Nesta segmentação, os possíveis turistas são segmentados com base em seu conhecimento, atitude, uso ou resposta ao produto turístico. Sob essa segmentação, as estratégias de marketing de uma empresa de quatro incluem:

  • Status do usuário
  • Taxa de uso
  • Status de fidelidade
  • Estágios de prontidão do comprador
  • Atitude

Segmentação psicográfica

Com isso, os turistas são divididos em diferentes grupos com base em seu status social, estilo de vida e características de personalidade. Por exemplo, classe alta, média alta, classes baixas, preferências de produtos, esportes de aventura etc.

Segmentação de Preços

As faixas de preço geralmente são úteis para segmentar os mercados turísticos, como

  • Aqueles que querem tirar férias com preços baixos.
  • Aqueles que podem tirar férias com preços moderados.

As faixas de preço comunicam aos turistas a expectativa de qualidade de um produto, juntamente com a imagem do produtor. Ao determinar o preço de um pacote turístico, o planejador deve entender a capacidade de pagamento do turista.

Tour Marketing Mix

No competitivo mercado de turismo, um operador turístico pode ser bem-sucedido se sua oferta completa de mix de marketing corresponder ao que o turista deseja. É planejado e coordenado pelos profissionais de marketing para que os insumos possam ser contribuídos de forma que a empresa possa maximizar a demanda e a satisfação dos turistas.

O conceito do mix de marketing turístico é igualmente relevante no caso de produtos turísticos, assim como no caso de outros serviços e bens. O gerente de marketing da turnê deve procurar constantemente o mix de marketing certo, a combinação certa de elementos que produzirão lucro. O mix de marketing é composto por todos os fatores que influenciam os esforços de marketing, como:

  • Tempo
  • BrandsPricing – Na proporção entre qualidade e valor
  • Características do produto
  • Imagem
  • Canais de distribuição – internacionais e nacionais
  • Publicidade
  • Técnicas de venda
  • Relação pública

O ponto de partida fundamental para a criação de um mix de marketing de turismo bem-sucedido para garantir que o mercado-alvo seja claramente definido. O mercado alvo é o foco de todas as atividades do mix de marketing. Geralmente, o mix de marketing constitui quatro P’s. Esses quatro Ps são os seguintes:

  • produtos
  • Preço
  • Promoção
  • Lugar, colocar

No entanto, além desses quatro P’s na indústria do turismo, o quinto P – Pessoas, Processo, Evidência Física também é de maior relevância.

Desenvolvendo o Plano de Marketing da Tour

A comercialização do pacote turístico é materialmente diferente da comercialização de outros produtos turísticos. O raciocínio por trás disso é que o tipo de passeios oferecidos por uma empresa de turismo e outro é diferente, e as estratégias de marketing também diferem de empresa para empresa.

Cada empresa possui uma ampla variedade de passeios e estratégias de marketing. Nenhum outro componente da indústria de viagens e turismo possui uma ampla gama de especializações.

Esse fato deve ser reconhecido, que as estratégias de marketing eficazes e lucrativas são baseadas no plano de marketing da turnê, que é um ‘mecanismo’ completo para o sucesso de uma empresa de turnê. O mecanismo inclui vários componentes. Esses componentes e estágios da elaboração de um plano de marketing turístico são os seguintes:

Desenvolvendo um plano de marketing turístico

Orçamento de marketing

Planejar estratégias

Preparar agendas do plano

Decidir plano de mídia

Desenvolvimento de plano de publicidade

Desenvolvendo o Plano de Relações Públicas

Preparando um plano anual de vendas

Plano de Feedback e Avaliação

 

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