Agência de viagens – Definições, tipos e funções ou vínculos

Agência de viagensO agente de viagens é uma pessoa que tem pleno conhecimento sobre o produto turístico – destinos, modos de viagem, clima, acomodações e outras áreas do setor de serviços. Ele atua em nome dos fornecedores / princípios de produtos e, em troca, recebe uma comissão.

Tecnicamente, um agente de viagens é proprietário ou gerenciador de uma agência, mas outros funcionários são responsáveis ​​por aconselhar os turistas e vender pacotes turísticos / componentes individuais de produtos de viagem.

Um agente de viagens pode ser um indivíduo / empresa ou corporação que é comumente conhecida como agência de viagens. Uma agência significa o escritório do agente ou organização de viagens em que todos os bens e serviços de viagem são montados e coordenados para o bom andamento dos negócios das agências de viagens.

A agência de viagens é uma das organizações mais importantes do setor privado de turismo, que desempenha um papel significativo e crucial em todo o processo de desenvolvimento e promoção do turismo no país ou em um destino.

É uma agência de viagens que empacota e processa todas as atrações, acessos, comodidades e serviços auxiliares de um país e os apresenta aos turistas. É por isso que a agência de viagens é conhecida como ” construtora de imagens ” de um país.

Uma agência de viagens em potencial é aquela que faz arranjos de passagens (aérea, ferroviária, rodoviária e marítima); documentos de viagem (passaportes, vistos e outros documentos necessários para viajar); alojamento, entretenimento e outros serviços relacionados a viagens de fornecedores principais. Também pode garantir seguro de viagem, moeda estrangeira para quem viaja.

História da Agência de Viagens

A primeira agência de viagens do mundo foi criada por Thomas Cook em 1845 na Inglaterra. O uso do termo comércio de viagens remonta aos primeiros anos do século 19, mas isso não deve obscurecer o fato de que o que hoje descrevemos como comércio de viagens (agência de viagens e negócios de operações turísticas) estava ocorrendo muito antes na história.

Ao longo da história, houve intermediários de viagens que ajudaram os comerciantes que viajavam para o comércio e outros que viajavam para fins religiosos.

Em 1841 , chega um dia afortunado na história do comércio de viagens, quando Thomas Cook , como secretário da South Midland Temperance Association, organizou uma viagem de trem para 570 membros de sua associação à distância de 22 milhas. Ele comprou bilhetes de trem a granel para vendê-los às pessoas.

O experimento foi bem sucedido e todo mundo era exultante. O Sr. Cook havia feito seu trabalho sem fins lucrativos. Mas, aliás, deu a ele uma nova idéia e a transformou em um negócio de turismo.

Quatro anos depois, em 1845, ele criou uma ” Primeira Agência de Viagens do Mundo ” para organizar excursões. Devido a essa abordagem inovadora, o Sr. Thomas Cook é conhecido como o pai dos negócios das agências de viagens . Ele coordenou excursões ferroviárias e a vapor em toda a Inglaterra, Escócia e Europa.

No entanto, as ferrovias apenas lhe concederam 5% de comissão, o que não era suficiente para cobrir suas despesas gerais, então ele decidiu diversificar esse negócio para uma operação de turismo.

Em 1855, o Sr. Cook começou a operar pacotes turísticos. Ele conduziu a primeira turnê internacional do mundo da Inglaterra para Paris.

Tipos de agência de viagens

As agências de viagens são basicamente categorias de dois tipos: Agência de viagens de varejo e Agência de viagens por atacado.

Agência de viagens de varejo

Uma agência de viagens de varejo vende produtos turísticos diretamente ao público em nome dos fornecedores de produtos e, em troca, recebe comissões. Alguns pacotes turísticos são vendidos de duas maneiras, ou seja, com base em comissão e marque o preço.

Quando uma agência de viagens vende uma excursão pelo preço marcado, isso significa que, primeiro, ela marca o custo da excursão e depois a vende a uma taxa mais alta. O preço de marcação é a diferença entre o preço de varejo e o custo de atacado.

Definições

De acordo com a Airlines Reporting Corporation (ARC), uma agência de viagens de varejo é definida como “uma empresa que desempenha as seguintes funções: cotação de tarifas, tarifas, reservas, organização de passagens e acomodações, organização de seguros de viagem, moeda estrangeira, documentos e aceita pagamentos. ”

De acordo com a SARC (1967), “o negócio das agências de viagens de varejo consiste nas atividades envolvidas na venda de produtos / serviços turísticos diretamente aos turistas e desempenha funções normais, como emissão de passagens aéreas, reservas de acomodações e transportes, prestação de serviços especializados e aceitação e aceitação e aceitação. fazendo pagamentos “.

A principal fonte de receita da agência de viagens é a comissão recebida dos fornecedores. No entanto, a taxa da comissão difere de organização para organização, um componente de viagem para o componente de viagem.

Uma agência de viagens recebe appx. 95% de sua receita com a comissão e os 5% restantes com serviços de consultoria e outros.

Agência de viagens por atacado

Essas agências são especializadas na organização de pacotes turísticos, que são comercializados para os clientes / turistas através da rede de uma agência de viagens de varejo ou diretamente aos clientes em potencial (se a agência de viagens de atacado tiver uma divisão de varejo). Uma agência de viagens por atacado compra componentes de produtos para turistas a granel e cria um pacote turístico.

Às vezes, uma agência de viagens por atacado compra componentes de viagem do fornecedor a granel e revende-os para outras origens de negócios de viagens.

As agências de viagens por atacado montam pacotes de férias e as vendem aos clientes por meio de agências de viagens de varejo. Um pacote turístico típico inclui – passagens aéreas, acomodações e outros serviços também podem ser incluídos, como entretenimento, passeios e atividades esportivas, etc.

Esses pacotes são chamados de ‘pacotes turísticos’, a maioria deles inclui serviços de acompanhantes, mas alguns são vendidos para pessoas que desejam viajar de forma independente.

Agora surge uma pergunta: como uma agência de viagens por atacado gera lucros?

Geralmente, um atacadista recebe descontos por volume dos principais fornecedores, porque pode concordar em comprar um grande número de assentos de uma companhia aérea específica ou reservar um grande número de quartos em um hotel ou resort específico.

Praticamente, um atacadista que vende férias organizadas / passeios é chamado de operador turístico. No entanto, tecnicamente, há uma diferença entre um atacadista e um operador turístico. Um atacadista que vende produtos para turistas individualmente sem montá-los em um pacote turístico é chamado de Consolidador .

Principalmente, são especializados em componentes de produtos específicos, como passagens aéreas, acomodações e conferências, convenções etc.

Diferença entre agências de viagens por atacado e operadores turísticos

As agências de viagens por atacado podem oferecer ou operar os pacotes turísticos ou podem se especializar no desenvolvimento de passeios para viajantes de entrada e de saída. Eles são frequentemente chamados de operadores turísticos, mas esses dois são essencialmente diferentes:

  1. A agência de viagens por atacado não vende diretamente ao público, enquanto os operadores turísticos vendem diretamente aos clientes.
  2. Uma agência de viagens por atacado geralmente combina, monta e entra em contato com os serviços de viagens existentes para formular um novo produto de viagem.
  3. As agências de viagens por atacado são menos inclinadas do que as operadoras de turismo a prestar serviços em terra, por exemplo, agências de manuseio ou operadoras de terra.
  4. Uma agência de viagens por atacado pode lidar com um componente do produto de viagem, enquanto um operador turístico oferece uma variedade de programas turísticos.
  5. O tamanho da empresa é grande no caso de operadores turísticos em comparação com uma agência de viagens por atacado.

Características e importância da agência de viagens

A agência de viagens desempenha um papel importante nos negócios do setor de viagens. Algumas das características e importância mais importantes do negócio da agência de viagens são as seguintes: –

  1. Um elo importante entre os clientes e os principais fornecedores.
  2. Image-Builder.
  3. Garante serviços de viagem rápidos.
  4. Fornecedor de informações de viagem autênticas e confiáveis.
  5. Um processo social e contínuo.
  6. Estabelece um bom relacionamento com clientes e fornecedores.

Esses são os recursos mais importantes do negócio da agência de viagens.

Funções e serviços da agência de viagens

Hoje, as agências de viagens são reconhecidas como um componente vital das viagens e do turismo e se tornaram parte integrante do setor de viagens e turismo no mundo todo. Eles representam mais de 90% do tráfego internacional e 70% do tráfego turístico doméstico

Além disso, mais de 60% de todas as receitas das agências de viagens são provenientes de viagens de negócios. A maioria das agências de viagens vende viagens comerciais e de lazer, mas existem muitas agências de viagens especializadas apenas em um setor ou outro.

A operação de cada agência de viagens é baseada no escopo de suas atividades e no tamanho organizacional. Aqui discutimos as funções de uma agência de viagens de larga escala que executa todos os tipos de atividades, como agência de viagens de varejo, operações de atacado e turismo, etc. A principal função da agência de viagens de larga escala é:

Informação de viagem

Qualquer que seja o tamanho de uma agência de viagens, ela deve fornecer as informações de viagem necessárias aos turistas. A agência de viagens deve fornecer informações atualizadas, precisas e oportunas sobre o modo de viagem, acomodação, turismo, compras, imigração, passaporte, visto, procedimentos e desembaraço aduaneiro, regras de saúde e segurança e várias permissões necessárias para viajar em áreas particulares etc.

Preparação de Itinerário

O termo itinerário de turistas é usado para identificar a origem, o destino e todos os pontos de parada nos passeios de um viajante. É uma composição de vários elementos e projetada após um estudo detalhado do mercado. As agências de viagens preparam um itinerário para pacotes turísticos.

Emissão e reserva de passagens aéreas

Uma agência de viagens vende uma variedade de produtos turísticos. A emissão e emissão de passagens aéreas ainda é uma importante fonte de receita. As agências de viagens desempenham uma função de emissão e emissão de passagens aéreas em nome de várias companhias aéreas.

Embalagem e Custeio

As agências de viagens preparam pacotes turísticos e os vendem para turistas. O custo e o preço dos pacotes turísticos dependem, em grande parte, da capacidade do agente de viagens quanto à eficácia com que ele é capaz de negociar com os principais fornecedores.

Reserva

É uma função muito importante de todos os tipos de agências de viagens. Uma agência de viagens faz um vínculo consistente com o setor de acomodação, setor de transportes e outras organizações de entretenimento para reservar quartos e assentos nos programas culturais e transporte.

Seguro de viagem

Algumas agências de viagens de grande porte desempenham funções adicionais para atender seus clientes. O seguro de viagem protege os viajantes contra perdas pessoais e de bagagem resultantes de uma ampla variedade de acontecimentos e problemas relacionados a viagens.

Serviços Monetários

Agência de viagens aprovada e autorizada pelo Govt. O organismo presta serviços de câmbio a turistas.

Organização de conferências / convenções

As agências de viagens de grande escala oferecem um pacote completo de convenções / conferências que inclui o registro dos participantes no local a ser retirado para o aeroporto / hotel, projetores, projetores de slides, TV, videocassete, balcão de informações, pontos turísticos etc.

Vinculação e integração de agências de viagens

Basicamente, uma agência de viagens atende a dois tipos de clientes: viajantes a negócios e lazer. Aliás, os requisitos desses turistas são diferentes e uma agência precisa montar ou comprar componentes relacionados dos principais fornecedores para atender às suas necessidades.

Essencialmente, as agências de viagens mantêm laços estreitos com as companhias aéreas, hotéis, aluguel de carros, bancos, companhias de seguros, ferrovias, governo, associações comerciais, operadores turísticos estrangeiros e agentes de viagens, operadores terrestres, empresas de cruzeiros e institutos de ensino de turismo.

 

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!